Reprodução.

REPRODUÇÃO ASSEXUADA:


  • vantagens: é um processo rápido e com um pequeno gasto de energia. Visto que a divisão nuclear é um processo de mitose, assegura a formação de clones e, sendo que todos os indivíduos podem originar descendentes, um só indivíduo pode colonizar habitats de condições semelhantes, sem a intervenção de um segundo indivíduo.
  • desvantagens: sendo que os indivíduos são "clones", a diversidade dos mesmos é praticamente nula e, assim, não favorece a evolução das espécies, tendo como uma difícil adaptação dos novos indivíduos ao meio como consequência.



REPRODUÇÃO SEXUADA:
  • vantagens: proporciona uma grande variabilidade de características na descendência, o que permite às espécies não só mais capacidade de sobrevivência, no caso de haver mudanças de ambiente, mas como também permite a evolução das espécies para novas formas.
  • desvantagens: é um processo lento, com um enorme dispêndio de energia, tanto na formação dos gâmetas, como nos processos que desencadeiam a fecundação.






Reflexão:

Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie. Concluindo, podemos dizer que quer a reprodução sexuada quer a assexuada são estratégias evolutivas válidas e, ao tentar encontrar uma explicação para a existência de uma delas devemos tentar, ao mesmo tempo, explicar a existência da outra.

Sem comentários: