Argumentos de Anatomia Comparada .

A anatomia comparada investiga as similaridades e as diferenças entre organismos nas suas estruturas ósseas e em outras partes do corpo. A correspondência entre algumas estruturas é muito próxima entre alguns organismos, mas torna-se menos próxima à medida que os organismos se encontram menos próximos na sua história evolutiva. A similaridade entre estruturas prova, não apenas a evolução, como também ajuda a reconstruir a filogenia, ou história evolutiva dos organismos.
  • Estruturas homólogas - são partes do corpo que se assemelham em espécies diferentes, porque, elas evoluíram a partir de um ancestral comum. Porque a sobrevivência em diferentes ambientes pode modificar a anatomia, estruturas homólogas, podem parecer diferentes e Ter diferentes funções, mas mas assemelham-se umas com as outras, no seu padrão anatómico, na sua origem embrionária e na sua colocação no corpo do organismo.



  • Estruturas análogas - são partes do corpo que se assemelham em espécies diferentes, porque evoluíram independentemente mas sujeitas a pressões ambientais semelhantes e não porque tenham um ancestral comum. Estas estruturas apresentam a mesma função.


  • Órgão vestigiais - são também um bom indício de evolução já que demonstram a existência de estruturas que outrora eram importantes, mas que depois perderam a sua importância e foram sendo reduzidas ao longo de sucessivas gerações.

Fonte: http://profviseu.com/pessoal/santy/arganacomp.html

Reflexão:

A anatomia comparada, o estudo comparativo da forma e estrutura de diferentes organismos e provenientes dados anatómicos que evidenciam as relações de parentesco entre as diferentes espécies de seres vivos são a existência de órgãos homólogos, análogos e vestigiais.

Sem comentários: